O Progresso

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Toda Phome do Mundo - TPM (tensão pré-menstrual)

Geralmente, quando elaboro um texto, busco revelar o título no desenrolar da narrativa ou na conclusão. Desta vez vou optar em começar pelo título, porque há um enorme desejo de falar diretamente (sem metáforas) sobre o assunto.
Toda Fome do Mundo. De todos os desafios que enfrentamos quando decidimos mudar os hábitos em busca da boa forma, indiscutivelmente o controle da fome no período pré-menstrual é o mais complexo.
Na certeza de que só podemos superar aquilo que conhecemos, fui buscar os motivos do aumento de apetite na TPM. Encontrei vários artigos indicando o assunto como sintoma, mas a maioria não revelam o por quê.
De tanto buscar, encontrei um site, muito explicativo e elucidador, que serviu como referência para a pesquisa e o entendimento. (http://drricardoamim.site.med.br/index.asp?PageName=TPM)
Vamos aos motivos. A grande vilã está relacionada a fatores químicos e não comportamentais, como parece. Trata-se da queda na produção de serotonina.
Serotonina é um neurotransmissor (comunicação entre neurônios) responsável pelo controle da liberação de hormônios, regulação do apetite e sono e também pela sensação de bem-estar.
No período pré-menstrual a produção desta substancia pode ser insuficiente causando diversos sintomas da TPM, dentre eles a compulsão alimentar.
Como o conhecimento é redentor, fica a dica: controle das compulsões através da alimentação saudável e fracionada, além da ingestão de alimentos de baixa caloria com característica de saciarem a fome com facilidade, tais como: abobora, cenoura, aveia, abacaxi, tofu, suco de limão, chá de ervas, damasco, barra de cereal, soja tostada etc.
Alguns alimentos estimulam a produção de serotonina, como o mel e os carboidratos, mas devemos ter cuidado na ingestão destes, pois são demasiadamente calóricos.
Há também alimentos que ajudam na síntese da serotonina: peixes, carnes e peru.
Como ultimo item abro aspas para o chocolate, que é famoso por ser um alimento com capacidade de aumentar a sensação de bem-estar. Sim, ele pode ajudar nesta fase, mas deve ser consumido com moderação.
Agora de posse destas informações sinto-me mais confiante para enfrentar o próximo ciclo. Que venha a TPM.
 Referência de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário