O Progresso

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Desintoxicação


Quero falar sobre um assunto muito importante para a saúde, sobretudo para quem deseja perder uns quilinhos: a desintoxicação. Para abordar este tema pesquisei um pouco sobre o metabolismo e a eliminação de toxinas. A finalidade é ajudar o corpo, através da alimentação, a não acumular resíduos tóxicos.
Fatores externos, tais como poluição, toxinas industriais e farmacêuticas e fatores internos como a produção de toxinas em um dos órgãos, fazem com que o corpo fique intoxicado e a conseqüência deste quadro é o comprometimento da saúde.
Alguns órgãos são responsáveis pela purificação do organismo, são eles: fígado, rins, pulmão, pele, todos correlacionados com o sistema linfático. Os intestinos têm a função de metabolizar o alimento (delgado) e eliminar resíduos (grosso).
Numa perspectiva mais detalhista, podemos pensar que a célula ao metabolizar os alimentos necessita eliminar os resíduos tóxicos, resultantes deste processo, e quando isto não acontece, de maneira adequada, gradativamente o corpo vai acumulando toxinas, estas podem inclusive penetrar na corrente sanguínea.
Desintoxicar significa realizar uma limpeza no corpo, depurando os resíduos nocivos. A conseqüência desta ação é a regeneração do organismo e perda de peso. De tempo em tempo é preciso realizar esta faxina. São sintomas da necessidade de desintoxicação: excesso de peso, colesterol alto, problemas hepáticos, celulite, perturbações do sono, fadiga, enxaquecas constantes e problemas de pele.

Vamos ao procedimento:

Ingestão de água é o fator mais importante no processo. A água limpa o organismo e auxilia o bom funcionamento dos rins. Há muita controvérsia sobre a quantidade ideal a ser ingerida diariamente, eu particularmente faço da seguinte forma: bebo ao menos 2 litros e o termômetro da necessidade de ingestão é a urina, quando fica mais escura significa que a quantidade não está suficiente. Outra coisa: não existe não gostar de água, pois ela não tem gosto, ingeri-la é uma questão de hábito e não de paladar.

Durante 15 dias costumo fazer o desjejum com um suco desintoxicante. Após os 15 dias ele pode ser consumido 3 vezes por semana. São 3 folhas de couve, 1 maçã, 1 fatia grossa de gengibre e 1 colher de sopa de linhaça. Faço na centrifuga e acrescento apenas um pouco de água para completar 250ml, quem quiser pode fazer no liquidificador, neste caso deverá colocar água antes de liquidificar.

Outra possibilidade é o famoso sopão: 1 berinjela, 1 nabo, 2 xícaras de vagem picada, 2 maços de cebolinha, 2 pimentões, 1 cenoura, 2 tomates picados, 1 repolho roxo e 1 maço de alho poró ou salsão. Muitas receitas recomendam 1 pacote de sopa de cebola para temperar, mas eu não coloco, pois estas possuem muito sódio, eu tempero com ervas frescas, alho e cebola picados. A maioria das receitas recomendam a ingestão exclusiva da sopa durante 7 dias.
Já realizei as duas dietas e as recomendo.

Outro procedimento que acelera a liberação de toxinas é a drenagem linfática. Existem blogs e sites que ensinam a auto-drenagem. Esta eu costumo fazer pelo menos duas vezes na semana.

Para quem está no inicio da jornada para emagrecer, adotar estas dicas vai auxiliar e muito na eliminação de peso.

3 comentários:

  1. Oi Samantha, gostei muito do seu blog!
    Continue.... emagrecendo e escrevendo!
    Maria Abranches (ex Matuck)

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parabéns pelo blog, estou seguindo ;)
    Se der, da uma passadinha no meu, estou começando agora e é bom ter a opinião de pessoas experientes no assunto.
    Bjocas e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns!;)
    Eu já alcancei minha meta, mas continuo firme e blogando, pq agora quero ajudar a emagrecer o mundo, rs! Então, conte comigo e não desanima! Visite o meu blog quando der...
    Ânimo, Sucesso e vamos blogar!

    ResponderExcluir