O Progresso

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comunhão

Referência de Imagem

Percorrendo o caminho da boa forma, guardei um grande aprendizado: corpo e mente devem estar sincronizados, para que um não atrapalhe o outro.

Esta sintonia é uma meta muito difícil de ser alcançada, penso que o nosso grande desafio seja encontrar o ponto exato desta coordenação. Ouso dizer que trabalhar a mente tem sido mais fácil do que condicionar o corpo, talvez seja porque somos seres essencialmente racionais, daí a facilidade de lidar com a mente.

O corpo sedentário e com sobrepeso fica cansado, pesado, um fardo para ser carregado. Pensando nesta direção, tento entender a lógica de continuar a carregar este peso excessivo. Não tem lógica, há uma falta de coerência entre mente e corpo, entre o pensar e o exercitar, entre o refletir e o comer.

O que eu posso afirmar é que não adianta ser magro com cabeça gorda e tampouco trabalhar o corpo sem que haja em paralelo um planejamento para a mente.

A meditação é uma prática que pode ajudar muito. Seja realizando projeções dos resultados almejados, seja apenas para silenciar a mente. Ela proporciona descanso para ambos (mente e corpo). Como num passe de mágica é possível nos sentirmos revigorados e encorajados a manter o foco, apenas com a prática da meditação de 15 minutinhos.

Talvez emagrecer seja o desafio mais fácil dentro desta proposta de comunhão entre mente e corpo. Hoje percebo que quero muito mais do que subtrair 20kg do meu peso, busco a coordenação entre o que eu penso, o que eu quero e o que eu sou e espero refletir todo este pensar na minha imagem, através do meu corpo.

Nenhum comentário: