O Progresso

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aurora Boreal

Que ventos bons me trouxeram para cá (Bóreas). Estou amanhecendo (Aurora).

Sabe por que é mais difícil recomeçar do que começar? Porque o primeiro pressupõe desistência anterior ou fracasso, enquanto o começo traz em si todas as expectativas positivas do início, mas também a insegurança do incerto.

Inicio o meu relato dizendo que na verdade estou recomeçando uma jornada já almejada e percorrida anteriormente.
Um dia desses eu li uma frase de uma amiga, no Facebook, que dizia assim: se fosse fácil se chamaria engordar, mas como é difícil chama-se ex-namorado. Eu discordo. Não é fácil engordar, na verdade é bastante difícil ingerir tanta gordura a ponto de acumular o excesso. Emagrecer é mais fácil do que engordar, com certeza é. Requer disciplina, hábito e equilíbrio. O oposto dos requisitos necessários para engordar: indisciplina, maus hábitos e desequilíbrio. Na verdade nesta perspectiva acho até que engordar e emagrecer requer o mesmo esforço e os mesmos conceitos, mas de maneira antípoda.

O que sei sobre este assunto, e o que me interessa de fato, é que a minha felicidade está ajustada com o meu peso. Sim, estar mais magra ou mais gorda influencia e muito nas minhas condições de contentamento. Seja porque a auto-estima se eleva a medida que perdemos peso, ou porque um corpo saudável ajuda a mente a ser saudável também.
Chamo o processo de emagrecimento de jornada, serei submetida a várias aventuras, porque entendo divertido e lúdico pensar desta forma.
Comecei esta viagem há cerca de 20 dias, eliminei 3 kg, estou me condicionando para reeducação alimentar, fazendo exercícios ao menos 5 vezes por semana. Pratico Yoga (as vezes, ainda não estabeleci rotina para prática, mas será o meu próximo passo)e recorri a outras técnicas agregadoras como PNL e auto drenagem linfática.

Sei-me feliz assim, e este sentimento de satisfação pessoal supre a vontade de comer kilos, pacotes e porções enormes de bobagem.

Este chamado pessoal tem suas razões, que podem ser óbvias ou não. Isso é tão subjetivo. Certa vez o chamei de ‘o despertar’, mas agora gosto de pensar em amanhecer. Estou amanhecendo conceitos, atitudes e idéias, iluminando pouco a pouco a minha vida.